Ubajara Notícias

4 doenças que, às vezes, os médicos confundem com depressão

tristeza depressao jovem 216 400x800
Reprodução

Cercada de mitos, preconceitos e dúvidas, a depressão é uma condição séria que nem sempre é rapidamente diagnosticada, nem mesmo por médicos e especialistas. Estima-se que em até 50% dos casos doença é confundida com outro problema de saúde e vice-versa.

Doenças que são confundidas com depressão

pescoco tireoide 216 400x800
pescoco tireoide 216 400×800

Hipotireoidismo: quando desregulada, a glândula da tireoide promove uma verdadeira bagunça no organismo, gerando sintomas que podem ser confundidos com depressão, como cansaço excessivo, ganho de peso, falhas de memória, entre outros.

Parkinson: antes dos típicos tremores aparecem, a doença dá seus primeiros sinais com sintomas semelhantes ao da depressão, como falha de memória, problemas em manter a concentração, distúrbios de sono e apetite, além de baixa na autoestima.

diabetico testando glicose 216 400x600
diabetico testando glicose

Diabetes tipo 2: a doença pode ser confundida com depressão por sintomas como irritabilidade e fadiga. As condições, porém, podem caminhar juntas em muitos casos. Pessoas que sofrem de depressão também podem ser mais propensas a ter diabetes e vice-versa, de acordo com estudos.

Tumores: determinados tumores também podem gerar sintomas semelhantes aos de casos de depressão, dependendo de sua localização no corpo. Se aparecem no sistema nervoso central, por exemplo, podem produzir hormônios que causam distúrbios que se confundem com os da depressão.

Depressão: causas e tratamentos

Relação entre uso de pílula anticoncepcional e depressão é muito alta

“Pensar positivo” não evita depressão, afirma psiquiatra

MSN