Ubajara Notícias

Empresas de ônibus intermunicipais são obrigadas a instalar ar-condicionado e wi-fi

Ônibus parado junto à calçada

Os novos ônibus intermunicipais do Ceará devem ter ar-condicionado e wi-fi grátis para os usuários. A decisão foi assinada pelo governador Camilo Santana e publicada nesta quarta-feira, 25, no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o decreto, a necessidade e a conveniência de implantar melhorias de conforto e comodidade nos ônibus contribuem para a satisfação dos usuários e dos operadores de serviço, além de atrair novos passageiros para o uso do transporte público.

O texto do decreto Nº 32.136 também obriga as empresas a tirarem de circulação os veículos que atingiram o limite de vida útil. De imediato, não haverá aumento nas passagens. O decreto afirma que o impacto no cálculo tarifário referente à instalação dos equipamentos será verificada através de revisão tarifária ordinária ou extraordinária, resguardada a possibilidade de aplicar outro meio de compensação.

Regra

As transportadoras estão obrigadas a incluir novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi na proporção anual mínima de 12,5% da frota cadastrada, segundo o decreto. Após a renovação de 12,5%, será permitida, durante o restante do ano, a inclusão de veículos sem os equipamentos.

Redação O POVO Online