Ubajara Notícias

Aluno do IFCE Campus de Ubajara fará intercâmbio em Portugal

16145362_1215644905139251_2040277344_o
É o segundo ano consecutivo que a unidade tem representante entre os selecionados do Programa de Bolsas IFCE Internacional.

O ex-aluno do Centro Educacional Irlane Fernandes e universitário Mikael Furtado Pereira Lima, 20, do curso de Licenciatura em Química, do campus de Ubajara, é um dos selecionados da 5ª edição do IFCE Internacional. É o segundo ano consecutivo que a unidade tem representante entre os contemplados pelo seletivo de intercâmbio.

Criado em 2012, o Programa de Bolsas IFCE Internacional visa consolidar a internacionalização do Instituto Federal do Ceará, propiciando a interiorização destas ações e oportunizando a participação de alunos de diferentes níveis de ensino em intercâmbios acadêmicos internacionais, oferecendo-lhes oportunidade de estudo em instituições de ensino de excelência em diferentes países e permitindo a atualização de conhecimentos em matrizes curriculares diferenciadas.

O edital atual ofereceu oportunidades em instituições de três países: Universidad Nacional de Villa Maria, na Argentina; Confederation College, College of the Rockies, Seneca College e Niagara College, no Canadá; Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Universidade da Beira Interior e Universidade de Évora, em Portugal.

Três cursos superiores gratuitos são oferecidos pelo IFCE de Ubajara através do SISU

Mikael Lima, embarcará em fevereiro para Portugal, onde permanecerá até julho, como aluno do Instituto Politécnico de Bragança. Ele foi aceito no curso de Licenciatura em Engenharia Química e Biológica, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, pelo período de um semestre letivo.

Em entrevista, o discente opinou que “a seleção foi bem distinta”, por não ter sido necessária a realização de prova escrita – a seletiva é feita pelo coeficiente de rendimento acadêmico do aluno, que deve ser igual ou superior a 7,0 para participar.

Para o intercambista, “a oportunidade que o IFCE oferece com esse programa é muito promissora, pois leva o aluno a obter novos ensinamentos, bem como ter contato com outras culturas”.

Histórico de Intercâmbio do campus de Ubajara

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, céu, óculos de sol, grama, atividades ao ar livre e natureza
Ex-aluno Renan Aragão em Lisboa, capital de Portugal (Foto: Arquivo Pessoal)

O ex-aluno Renan Aragão, do curso técnico de alimentos, foi o primeiro discente de Ubajara a conquistar uma vaga no programa de bolsas internacionais do IFCE.  Renan passou um semestre estudando em Portugal. “Foi uma experiência incrível, onde tive a oportunidade de vivenciar novas culturas e desbravar novos horizontes, de adquirir conhecimentos dos quais não teria acesso se estivesse aqui. Não há como expressar tamanha gratidão pelo IFCE, por ter dado a mim essa oportunidade. Será algo que levarei para toda a vida, e tenho a certeza de que o Mikael crescerá e aprenderá muito também”, disse o ex-aluno Renan.