
A primeira sessão da câmara municipal de Ubajara, em 2017, aconteceu na tarde dessa sexta-feira (20). A solenidade foi comandada pelo vereador Grijalva Costa, protagonista de um fato inédito, eleito unanimemente como presidente da Casa Legislativa.

O edil iniciou a sessão agradecendo a presença do prefeito municipal de Ubajara, Renê Vasconcelos. O chefe do executivo, durante sua oratória, ressaltou a importância do trabalho em equipe entre os poderes executivo e legislativo. O gestor afirmou que a prefeitura está de portas abertas para ouvir os anseios da população ubajarense. Destacou ainda que no momento está priorizando a saúde, adquirido medicamentos e contratando mais médicos.

Um caso que chamou a atenção foi a decisão do vereador Emílio Oliveira. Ele foi convidado para ser secretário de agricultura, indústria e comercio e aceitou a proposta. Porém, teve que pedir licença para assumir o cargo. Ficaria em seu lugar o primeiro suplente, o vereador Janicélio Moita de Aguiar, mas esse assumiu a secretaria de educação. O próximo da linha sucessória era o vereador Eriberto Evangelista, conhecido popularmente como Betão.
Betão foi empossado e assumiu o mandato pela terceira vez. “Quero agradecer a Deus pela oportunidade de voltar a essa casa, quero fazer um trabalho com mais dedicação à população. Não obtive sucesso nos quatros anos que passaram, não consegui nada para minha comunidade e fui castigado. Peço desculpas, pois minha vontade era de trabalhar, cobrei e reivindiquei e as provas estão na câmara municipal”, disse o vereador empossado.
O Ubajara Notícias conversou o presidente Grijalva Costa, onde ele esclareceu que a primeira reunião desse ano serviu para escolher as comissões permanentes. Essas comissões são responsáveis por dar um parecer prévio dos projetos lei que irão tramitar. “A nossa propostas é dotar a câmara da forma mais transparente possível das suas ações, tanto das questões administrativas quanto das questões financeiras”, afirmou o presidente.

Grijalva Costa falou que serão feitas reuniões internas com os vereadores para debater previamente os projetos e analisar as propostas, para que não haja erros que prejudiquem a cidade.
“Gostaria de agradecer a população pela minha candidatura, pois fui o quinto vereador mais votado. Fui eleito presidente pela unanimidade dos membros de casa, um fato inédito, e isso faz com que eu fique mais comprometido e com mais responsabilidade dos atos que iremos praticar”, finalizou o Grijalva Costa.
Membros das Comissões
Comissão de Finanças e Orçamento:
Vereador Cláudio Mesquita
Vereador Amadeu Carvalho
Vereador João da Costa Silva
Comissão Legislação e Administração:
Vereadora Francisca Robenilta Mendaça
Vereador Francisco Paulino
Vereador Marcos Roberto
Redação e Leis:
Vereador Francisco Paulino
Vereador Francisco José
Vereador Claúdio Mesquita