Ubajara Notícias

Bica do Ipu volta a jorrar após chuvas desta sexta-feira no Ceará

A Bica do Ipu, um dos símbolos da cidade do Ceará e que estava seca, voltou a jorrar nesta sexta-feira (20), após a chuva registrada no município desde o início da manhã. Chamada de ‘Véu de Noiva’, a Bica do Ipu é uma queda d’água de 130 metros de altura do Riacho Ipuçaba, que despenca da Serra da Ibiapaba. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município registrou 22,5 milímetros nas últimas 24 horas.

Conforme relata a moradora da cidade e comerciante Lucileide Magalhães, essa foi a maior chuva vista em Ipu desde o início do ano. “Antes, foi só sereno. Na região já chovia, mas é a primeira que tá dando bem na cidade”, conta.

A funcionária de loja Ana Rodrigues reforça o relato e acrescenta que, nesta manhã, a Ponte da Beinha, via que dá acesso ao Bairro Alto dos 14 – um dos mais populosos -, chegou a alagar. “Foi ficando mais forte com o passar do tempo, e agora, pelo menos aqui no Centro, já diminuiu mais”.

Em Tupi, língua indígena, Ipu significa água que cai do alto, expressão que deu nome ao município. A Bica do Ipu é contemplada nas  páginas do romancista cearense José de Alencar, que relata os banhos de Iracema, a “virgem dos lábios de mel”, em suas águas.

Chuvas no Ceará
As chuvas das últimas 24 horas no Ceará atingiram pelo menos 100 municípios desta quinta-feira (19) até 7h desta sexta-feira (20). Ao longo do dia, a previsão da Funceme é de nebulosidade variável com chuvas no noroeste e centro-sul do estado. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

G1 CE