Ubajara Notícias

Dores recorrentes na cabeça podem ser tumor cerebral. Saiba mais sobre a doença

O diagnóstico precoce pode ser decisivo na cura da doença (FOTO: Reprodução)
O diagnóstico precoce pode ser decisivo na cura da doença (FOTO: Reprodução)

O câncer é uma das doenças mais temidas pelas pessoas de todo o mundo. Porém, existem muitos mitos e tabus relacionados a doença. Para amenizar esse cenário de pessimismo da doença, é importante que as informações sejam esclarecidas.

Por exemplo, um fator que muitas pessoas não sabem é que o diagnóstico precoce pode ser decisivo na cura da doença. As chances de cura são maiores quando o diagnóstico é feito no início.

Para desvendar os mitos da doença, o médico neurocirurgião especialista em tumor cerebral Luiz Daniel Cetl listou 10 coisas que todos deveriam saber sobre a doença. Confira:

1 – O tumor cerebral, por si só, já é uma doença completamente invasiva e ocasiona mudanças físicas, sociais e psicológicas na vida do portador. Em muitos casos, o tratamento deixa o paciente debilitado, impossibilitado ou limitado para realizar atividades até então consideradas normais em seu cotidiano. Existem vários tipos de tumor cerebrais. O importante é o diagnóstico bem feito para identificar quando é benigno ou maligno.

2 – Os sintomas do tumor cerebral vão depender muito de sua localização, mas, basicamente, são formados por dor de cabeça, tonturas, alterações de equilíbrio, convulsões, déficit neurológico progressivo e confusão mental.

3 – A grande maioria dos tumores cerebrais é oriunda de metástase de um tumor proveniente de outra localização.

4 – Mesmo os tumores cerebrais benignos podem gerar, em um primeiro momento, medo no paciente e seus familiares, uma vez que seus sintomas são bem similares aos de um tumor cerebral maligno.

Tribuna do Ceará