Ubajara Notícias

Aprenda a fazer uma receita de sushi de cuscuz

downloadNE Rural desta semana apresenta uma receita tradicionalmente japonesa, porém, com um toque nordestino: o sushi de cuscuz. A receita é da engenheira de alimentos Rosângela Oliveira. Material rende até 16 peças. Confira:

Ingredientes:
200 gramas de floco de milho
Pitada de sal
150 ml de água
2 algas marinhas (encontrada em supermercados)
150 gramas de cream cheese
150 gramas de salmão fresco cortado em tiras
50 gramas de filé de camarão pré-cozido e descascado
150 granas de farinha de trigo
150 gramas de farinha panko (ou farinha de rosca)
Esteira de enrolar sushi.

Modo de preparo:
O primeiro passo é misturar o floco de milho com sal e água, como se fosse preparar um tradicional cuscuz. Pode deixar bem úmido. Depois de cerca de 15 minutos, você deve misturar a massa com a alga marinha, sempre com a esteira de enrolar sushi na parte de baixo. É necessário deixar um pequeno espaço para poder enrolar a alga.

Para o recheio, você deve colocar no meio da alga o cream cheese, o salmão e o camarão, sempre na horizontal, pensando no formato do sushi. Você deve, em seguir, moldar o sushi com a esteira, para ficar bem firme. Aperte também nas laterais. Depois você deve levar por cinco minutos para o cozimento na cuscuzeira.

O próximo passo é empanar o sushi – processo tradicional, com ovos, farinha de trigo e farinha de rosca ou farinha panko. Você deve fritar o rolo por alguns segundos na temperatura de 180º.

Para finalizar, você deve realizar os cortes. Uma dica é enfeitar o prato com alface e beterraba.