/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2016/w/n/NAvxmcQA2DpfqApMQ4ng/rex.jpg)
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (13) a nomeação do empresário Rex Tillerson, CEO do gigante petrolífero ExxonMobil, como seu secretário de Estado.
Com a nomeação de Tillerson, de 64 anos, “os americanos voltam a ter um líder de classe mundial trabalhando para eles” e também é a “encarnação do sonho americano”, disse Trump em uma nota oficial. Sua nomeação ainda dependerá do voto de confirmação do Senado americano.
Trump escolheu Tillerson, de 64 anos, depois que o texano recebeu o apoio de diversos integrantes do establishment republicano, incluindo o ex-secretário de Estado James Baker, a ex-secretária de Estado Condoleeza Rice e o ex-secretário de Defesa Robert Gates, segundo a autoridade da equipe de transição.
O apoio de nomes de peso do partido é visto como fundamental para ajudar Tillerson a superar possíveis resistências a sua confirmação no Senado, em especial com relação a seu relacionamento com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Em 2013, Putin concedeu uma honra de Estado russo, a Ordem da Amizade, a Tillerson, citando seu trabalho pelo “fortalecimento na cooperação no setor de energia”.
G1