Ubajara Notícias

Ibiapaba em chamas, fogo está devastando a fauna e a flora da região

Imagens aéreas registradas na Serra da Ibiapaba. (Foto: Reprodução)
Imagens aéreas registradas na Serra da Ibiapaba. (Foto: Reprodução)

Incêndios  estão atingindo a vegetação da Chapada da Ibiapaba há cinco dias, no Interior do Ceará. Focos de queimadas estão sendo relatadas em todas as cidades da Serra. Não importa se é pela manhã ou noite, o fogo está consumindo a vegetação Ibiapabana.

Os populares que saíram na noite dessa segunda-feira (28) pelas ruas de Tianguá, estavam com dificuldade em respirar por causa da fumaça de um incêndio que ocorria próximo ao posto rodoviário federal, distante a 4 km e que chegava até a sede da cidade.

“Eu estava chegando a meia-noite da faculdade, quando observei uma cortina de fumaça enorme cortando o município”, afirmou a universitária Aline Santos, que estuda em Sobral e faz esse percusso diariamente. Ainda segundo a estudante, esses incêndios tem se tornado comuns nos últimos dias.

A AVA Produtora registrou imagens aéreas nesse domingo (28) de um incêndio que está acontecendo na Serra da CE 366 que liga o município de Guaraciaba do Norte a Reriutaba. No vídeo é possível perceber que as chamas se alastram rápido e que está sendo devastador com a fauna e flora da Ibiapaba.

Último grande incêndio

Focos do incêndio estavam em áreas de difícil acesso.

Em outubro de 2015 as chamas que atingiram a Serra da Ibiapaba, destruiu mais de mil hectares, quase o equivalente a mil campos de futebol. O incêndio atingiu as bordas do Parque Nacional de Ubajara, de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), parceiro do Ibama.

Compartilhe!