Ubajara Notícias

O sonho que virou pesadelo, universitários de Ubajara viajam sem segurança e conforto para Sobral

Resultado de imagem para onibus lotado chargeConcluir o ensino superior em outro município está se tornando um fardo bem pesado para os Ubajarenses. Além da viagem longa e do desconforto dos transportes públicos, os estudante universitários  precisam passar por alguns constrangimentos. Seguir a viagem em pé, sentados no piso e no motor do ônibus e dividir uma poltrona com três pessoas, são algumas das dificuldades que eles enfrentam.

Durante o primeiro semestre deste ano, eram disponibilizados três ônibus, um para cada instituição de ensino superior de Sobral. Porém, depois que a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA entrou em greve, o terceiro transporte foi “cortado”. No entanto, com o retorno das aulas na UVA, continuam deslocando-se apenas dois ônibus, gerando assim esse caos.

“É uma falta de respeito muito grande com a classe universitários, esses que serão futuramente os profissionais do município”, afirmou um estudante.

“Muitos estudantes passam o dia trabalhando, ninguém merece ser tratado assim”, relatou um universitário.

De acordo com a Lei LEI Nº 12.816, DE 5 DE JUNHO DE 2013,  Parágrafo único:  “Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.”

O site Ubajara Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa da secretaria de educação, mas não obteve resposta.