Ubajara Notícias

Jovens infratores com bom comportamento terão direito a cinema e pipoca no fim de semana

Determinação começa a vale a partir desta segunda-feira (FOTO: Divulgação)
Determinação começa a vale a partir desta segunda-feira (FOTO: Divulgação)

A partir desta segunda-feira (7), os jovens infratores que estiverem internados em Centros Socioeducativos do Ceará ganharão uma nova atividade de entretenimento. Durante os fins de semana, os adolescentes devem assistir filmes lançamentos com direito a pipoca e refrigerante de graça.

Em ofício emitido pelo diretor da Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo, Pedro Figueiredo, os filmes serão exibidos nas casas em que os jovens apresentem bom comportamento. “Será atribuída uma pontuação geral para cada casa, que levará em consideração o comportamento no cumprimento das regras dentro da unidade, bem como aspectos de limpeza e higiene”, destaca o ofício.

Para a assessora jurídica do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Juliane Melo, este tipo de atividade é super importante para os jovens infratores.

“O sistema socioeducativo é diferente do sistema prisional em respeito a condição de desenvolvimento dos adolescentes. Esse sistema costuma ter um índice de reincidência muito menor que o prisional. O problema é que o sistema socioeducativo do Ceará não socioeduca. Ele nem educa no sentido mais pragmático da palavra. Por muitos meses os adolescentes não tinham acesso às condições educacionais, então esse processo de ressocialização ele trabalha muito com uma diversidade de atividades. Isso é muito importante para qualquer jovem nessa faixa-etária para o processo de reinclusão social”, destaca Juliane.

Ainda conforme o documento, a casa que desempenhar um bom trabalho ganhará o direito de assistir a um filme lançamento que esteja em exibição nos cinemas. Os filmes serão exibidos aos sábados e domingos nas casas de melhor desempenho educacional.

Por meio de nota, a Superintendência informou que a intenção do projeto é incentivar a cultura dentro dos centros. “Está sendo estruturado a proposta pedagógica para os jovens que se encontram privados de liberdade, com atividades culturais e educativas. Visando este fortalecimento, o Centro Educacional Canidezinho realizará  sessões de cinema no próprio local para os internos e socioeducadores. Os filmes projetados para os adolescentes são retirados de DVDs recém-lançados”, destaca.

Confira o ofício:

whatsapp-image-2016-11-07-at-09-19-50Tribuna do Ceará