Ubajara Notícias

Secretário de Alto Santo mostra em vídeo como tentou fraudar o Enem com ponto eletrônico

Secretário de Alto Santo mostra em vídeo como tentou fraudar o Enem com ponto eletrônico

A Polícia Federal (PF) desarticulou neste domingo (6) uma quadrilha de fraudadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram cumpridos quatro mandados de prisão, quatro de condução coercitiva, 15 de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro de bens.

Segundo a PF, a quadrilha cobrava entre 150 e 180 mil, dependendo da universidade que o candidato pretendia ingressar. No Ceará, quatro pessoas foram presas em Fortaleza, Independência, Juazeiro do Norte e Cedro. Entre eles, um secretário da Prefeitura de Alto Santo.

Antonio Diego Lima Rodrigues, 34, foi flagrado com um ponto eletrônico instalado dentro do ouvido, e que só podia ser colocado ou retirado com pinça. As respostas eram enviadas através de um equipamento do tamanhã de um cartão de crédito, colado no peito do candidato.

“No decorrer das investigações, a Polícia Federal conseguiu identificar o repasse de gabaritos, mediante moderna central telefônica via celular, para candidatos situados em diversas partes do país, em evidente fraude ao Enem/2016”, diz nota da PF.

O Ministério da Educação e o Inep, órgão responsável pela aplicação do Enem, informaram que acompanham as operações da PF, mas que elas não afetaram a realização das provas neste segundo dia do exame.

Veja abaixo vídeo onde mostra o candidato preso retirando o ponto eletrônico:

Ceará News 7