Ubajara Notícias

193 mil alunos de escolas públicas do Ceará ganharão transporte e lanche nos dias de Enem

Alunos de Fortaleza receberão créditos na carteira de estudante (FOTO: Reprodução)
Alunos de Fortaleza receberão créditos na carteira de estudante (FOTO: Reprodução)

O Governo do Ceará vai apresentar nesta quinta-feira (3), às 12 horas, a estratégia para garantir o transporte dos 193 mil alunos da rede pública estadual inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no sábado (5) e no domingo (6).

Esse número equivale a 98% dos matriculados no 3º ano do Ensino Médio nas escolas estaduais cearenses. Em Fortaleza, 41 mil jovens inscreveram-se no Enem. Dos inscritos na Capital, cerca de 25 mil receberão, na carteira de estudante, créditos para pagar as passagens de ônibus nos dois dias.

Os demais, por não possuírem o documento, utilizarão o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao aluno, na escola em que estuda, que permitirá o transporte nas datas da prova. Alunos de Caucaia, Maracanaú e Maranguape que farão o exame em outro município também contarão com o benefício.

No Interior, a Secretaria de Educação do Estado (Secuc) destaca a parceria com as Secretarias Municipais de Educação para o transporte dos inscritos nos dois dias. O objetivo é garantir que todos os alunos compareçam e façam as provas com tranquilidade.

Além disso, haverá pontos de apoio, em locais estratégicos em todo o Estado, com informações, água, caneta e frutas para os estudantes. Em Fortaleza, por exemplo, haverá um ponto em cada um dos sete terminais de ônibus. Todos os inscritos na Capital e no Interior irão receber um lanche, nos dois dias.