Ubajara Notícias

No Brasil, algumas cidades transformam o Halloween americano em ‘Dia do Saci’

Brasil tem alternativa para que as crianças comemorem o folclore do seu País numa data onde vem se tornando costume festejar símbolos norte-americanos. Foto: Reprodução

Há alguns anos, comemorar o Halloween (ou Dia das Bruxas) vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. A data comemorativa é uma das mais típicas dos Estados Unidos, trazendo referências a vários elementos do folclore daquele país. Mas um grupo de brasileiros vem se empenhando para fazer do dia 31 de outubro também uma data de comemoração e reconhecimento do folclore do nosso país. Através de alguns esforços, esta data está se legitimando como o “Dia do Saci Pererê”.

A missão principal é criar uma resistência à invasão da cultura norte-americana. Comemorar o dia 31 de outubro como sendo o Dia Nacional do Saci seria uma forma de as crianças brincarem, com a mesma temática, sem que seja necessário exportar os elementos folclóricos de outra cultura.

 

Diversos projetos de lei espalhados por cidades de todo o Brasil têm conseguido formalizar isto, fazendo com que a data entre no calendário de comemorações oficiais.

Cidades como São Paulo, São José do Rio Preto, Guaratinguetá, Embu das Artes e São Luiz do Paraitinga já comemoram o Dia do Saci há alguns anos.

Além delas, a data também é comemorada em Vitória, no Espírito Santo, Poços de Caldas e Uberaba, em Minas Gerais, Fortaleza e Independência, no Ceará, e em Florianópolis, em Santa Catarina.

Um projeto de lei que transforme a data numa comemoração nacional, no entanto, nunca chegou a ser aprovado pelo Congresso.

*Com informações do Hypeness