Ubajara Notícias

Naumi Amorim é eleito prefeito de Caucaia

Naumi Amorim foi eleito prefeito de Caucaia. Foto: Junior Pio/AL-CE
Naumi Amorim foi eleito prefeito de Caucaia. Foto: Junior Pio/AL-CE

O candidato do PMB, Naumi Amorim, foi eleito prefeito de Caucaia na noite desde domingo (30). Com 54,23% dos votos válidos, o atual deputado estadual derrotou Eduardo Pessoa (PSDB), que obteve 45,77%.

Essa foi a primeira vez que o município da Região Metropolitana de Fortaleza teve disputa em segundo turno. Naumi liderou as intenções de voto desde o início da campanha. No primeiro turno, Naumi atingiu 48,10% dos votos válidos contra 31,79% de Pessoa.

Nas últimas semanas de disputa, Naumi não participou de debate e entrevista na TV Jangadeiro. No dia 14 de outubro, Naumi enviou carta às vésperas do debate, afirmando que não estaria presente devido a compromissos de campanha. Ele alegou o mesmo motivo para não participar de entrevista individual posteriormente.

Em 2012, Naumi disputou pela primeira vez a Prefeitura de Caucaia e foi o 3° colocado. Desta vez, na votação de 2º turno, ele somou 80.756 votos, contra 68.149 de Eduardo Pessoa.

A campanha em Caucaia reuniu nomes importantes da política no Estado em ambas as chapas. Naumi Amorim tem apoio do governador Camilo Santana (PT) e do ex-governador Cid Gomes (PDT).

Eduardo Pessoa, atual vereador do município, foi presidente da Câmara Municipal de Caucaia. Ele tem apoio do senador Tasso Jereissati (PSDB) e do ex-prefeito de Maracanaú e presidente de honra do PR, Roberto Pessoa, de quem é primo.

Conheça Naumi Amorim (Perfil divulgado pela Assembleia Legislativa do Ceará)
Naumi Amorim nasceu em Tauá, em 1967. Ainda menino morou em uma comunidade rural no município de Parambu, onde passou a infância e estudou as primeiras letras. Filho de família pobre, ajudou o pai na roça, juntamente com os irmãos. Aos sete anos de idade, montou seu próprio negócio: uma caixa de engraxar sapatos.

Pelas ruas e praças do Parambu andava com seu instrumento de trabalho em busca de clientes. Até os 15 anos de idade, Naumi exerceu diversas funções como engraxate, vendedor de frutas pelas ruas, em fábricas de cerâmica e gesso e venda de balas nas ruas e portas das escolas.

O município de Goiás foi-lhe apresentado como uma opção e seria o seu divisor de águas. Decidiu apostar no novo para mudar a dura realidade de sua vida e da sua família. Insistiu com o pai que não queria deixá-lo partir. Vendo sua determinação seu pai resolveu vender uma saca e meia de feijão para comprar a passagem.

Então, aos 15 anos de idade, o menino de Parambu pegou um carro pau-de-arara e partiu em busca do seu sonho. Depois de alguns dias de viagem em um transporte sem conforto e segurança, passando fome e sede Naumi chegou à cidade de Rio Verde. Na cidade goiana enfrentou muitos obstáculos para encontrar uma atividade que estivesse de acordo com sua condição física, pois era muito magrinho.

Conheceu então a atividade dos vendedores de porta em porta, os conhecidos galegos. Dedicou-se com todas suas forças acordando de madrugada e caminhando o dia todo visitando as casas e vendendo produtos para o lar. Seu primeiro salário foi destinado à sua mãe. Sempre acreditando no trabalho, legado que passa hoje para os filhos, Naumi hoje tem uma vida confortável, um patrimônio empresarial e oferece centenas de empregos no Ceará e no Brasil. No Ceará instalou-se no município de Caucaia onde exerce atividades empresariais. Foi também em Caucaia que ele conheceu a política mais de perto.

Ingressou no Partido Social Liberal (PSL) e logo foi incentivado a concorrer às eleições municipais de 2012. Aceitou o desafio e concorreu com lideranças políticas já conhecidas dos eleitores de Caucaia. A surpresa foi ficar na terceira colocação, já que era uma pessoa totalmente desconhecida do meio político. Para ele foi uma experiência exitosa e o credenciou a concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa na eleição de 2014. Foi eleito com 46.835 votos, dos quais 27.241 somente em Caucaia.

Tribuna do Ceará