Ubajara Notícias

Teori suspende Operação Métis, responsável por prender policiais legislativos acusados de obstruir a Lava Jato

Teori suspende Operação Métis, responsável por prender policiais legislativos acusados de obstruir a Lava Jato

O ministro Teori Zavaski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quinta-feira (27), a Operação Métis, responsável por prender policiais legislativos do Senado acusados de obstruir a Lava Jato.

O ministro determinou que o caso saia das mãos da Justiça Federal em Brasília e seja enviado ao STF. A operação desagradou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), que chamou o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, responsável pela ação, de “juizeco”, agravando a crise com o Judiciário.

Operação Métis

Deflagrada no dia 21 de outubro, a operação investiga uso irregular de membros da Polícia Legislativa. Sob o pedido de senadores sob a mira da Lava Jato, policiais legislativos foram a residências dos aprlamentares para desativar grampos e escutas utilizando equipamento público.

Foram obtidas provas que o grupo, sob a liderança do diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Carvalho, tinha a finalidade de atrapalhar investigações da Lava Jato. Em outra ocasião, a Polícia do Legislativo, atuando com ares de milícia, foi enviada ao apartamento do senador Fernando Collor de Mello (PTC) para intimidar a Polícia Federal que cumpria mandado no local.

Ceará News 7