Ubajara Notícias

Yan Gomes enfrenta lenda em busca do segundo título do Brasil na MLB

Yan Gomes, Cleveland Indians, beisebol (Foto: Getty Images)

O beisebol no Brasil vem crescendo, mas ainda está longe de ser popular. Com a volta da modalidade para os Jogos Olímpicos, no entanto, as atenções serão maiores no ciclo para Tóquio 2020. Dentro desta expectativa, o brasileiro Yan Gomes, que joga como catcher (recebedor) no Cleveland Indians da MLB, a principal liga americana, tem responsabilidade como chamariz. Nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), em casa, seu time inicia a disputa da semifinal da Liga Americana contra o Boston Red Sox em uma série melhor de sete jogos.

A outra vaga na decisão será definida entre Toronto Blue Jays e Texas Rangers. Na Liga Nacional, os confrontos dos playoffs são Washington Nationals x Los Angeles Dodgers e Chicago Cubs x San Francisco Giants.

Yan Gomes segue o caminho de Paulo Orlando, primeiro brasileiro campeão da MLB defendendo o Kansas City Royals em 2015. Ele precisou superar uma série de lesões nesta temporada para conseguir chegar inteiro nos playoffs. Chegou-se a cogitar que não estaria em condições de estar no elenco de 25 jogadores para o confronto com o Red Sox, que conta no grupo com o dominicano David Ortiz, de 40 anos, uma lenda viva do esporte em sua última temporada.

Se Paulo Orlando abriu as portas do título para o Brasil, Yan foi o primeiro brasileiro a atuar na MLB. Ele entrou na liga em 2012, quando defendeu o Toronto Blue Jays. No ano seguinte, foi contratado pelo Cleveland Indians e se tornou titular em 2014. No entanto, em 2015 e 2016, sofreu com lesões sérias que complicaram sua participação e comprometeram a classificação do time para os playoffs na temporada passada. Até bolada nos testículos levou.

Yan Gomes, Cleveland Indians, beisebol (Foto: Thales Soares)
Yan Gomes no estádio dos Indians, onde será o primeiro jogo da série com o Red Sox (Foto: Thales Soares)

Em 2016, Yan deslocou o ombro direito no dia 17 de julho ao cair em uma corrida em direção à primeira base. Não precisou passar por uma cirurgia. Durante o período de reabilitação, em um jogo das ligas menores, ele sofreu uma fratura no pulso direito no dia 14 de setembro. Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, entrou no fim dos jogos da MLB apenas para defender. No dia 2 de outubro, atuou como titular e bateu um home run em sua primeira oportunidade no bastão.

Para o primeiro jogo da série contra o Red Sox, Gomes ainda não sabe se será titular. Apesar de ser considerado dono da posição, ele disputa o lugar com Chris Gimenez e Roberto Perez justamente pelo tempo que ficou sem condições de jogo. O brasileiro participou dos playoffs apenas em 2013, quando os Indians caíram por 1 a 0 na repescagem para o Tampa Bay Rays em jogo único.