Ubajara Notícias

Eleições de Ubajara: Falsa pesquisa com o nome da ZaytecBrasil é divulgada nas redes sociais

pesquisa-eleitoral
Suposta pesquisa eleitoral que foi amplamente divulgada nas redes sociais (Foto: Reprodução/Whatsapp)

Uma suposta pesquisa de intenção de votos para as eleições de Ubajara foi amplamente divulgada durante essa semana nas redes sociais. A pesquisa, que utilizava a marca da Zaytec Brasil, foi publicada nas mídias sociais e apontava resultados de 46%, 31% e 8%, logo sendo desmascarada pelos internautas.

O Ubajara Notícias entrou em contato com a Zaytec Brasil, que afirmou não ter realizado nenhuma pesquisa eleitoral para Ubajara, e que se trata de uma divulgação fraudulenta.

Segunda pesquisa divulgada nas redes sociais sem registro no TSE.

Uma segunda pesquisa sem informações do instituto que a elaborou, apontando os resultados de 63,2%, 17,4% e 10,5%, também não foi registrada e no TSE.

Até o momento, a única empresa cadastrada no TSE para realizar uma pesquisa eleitoral no município foi a IDHATA INSTITUTO DE PESQUISA E INTELIGENCIA DE MARKETING LTDA – ME / IDHATA PESQUISA, onde o resultado ainda não foi divulgado.

Cuidado

A divulgação de pesquisa sem o prévio registro e a eventual divulgação de pesquisa fraudulenta constituem crimes, puníveis com detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.