Trio comanda, Brasil atropela o Irã e se aproxima das quartas no basquete

Marquinhos, Leandro e Erik entraram inspirado para o duelo contra o Irã neste domingo, pela quarta rodada do torneio masculino de basquete em cadeira de rodas na Paralimpíada Rio 2016. Com a pontaria calibrada, o trio combinou para 61 pontos e comandou vitória tranquila sobre os iranianos por 73 a 50. Embalado pela ótima partida, o Brasil define a classificação para as quartas de final na última rodada, nesta segunda-feira, quando enfrenta a Alemanha, às 21h45 (de Brasília).

O cestinha da partida foi o certeiro Marquinhos, que anotou 25 pontos. O pivô Leandro foi dominante no garrafão e terminou o jogo com 20. Erik usou sua velocidade para castigar a defesa iraniana e, convertendo sete dos nove arremessos que tentou no jogo, contribuiu com outros 16 pontos. No lado do Irã, destaque para Omid Hadiazhar, que marcou 19.

Descrição da imagem: meninos do basquete acenam para torcida após vitória sobre o Irã (Foto: Rio 2016/Brandão)

Foi a segunda vitória do Brasil em quatro jogos. Com o resultado, o time alcançou seis pontos e assumiu a terceira colocação do Grupo B. Irã e Alemanha aparecem logo na sequência, com cinco cada. Uma vitória contra os europeus nesta segunda garante a presença dos brasileiros entre os quatro classificados da chave para as quartas de final. Grã-Bretanha e Estados Unidos, que lideram, já estão no mata-mata. A Argélia, que ainda não venceu, está eliminada.

O jogo

Em grande campanha no Rio, os iranianos começaram melhor. Com a mão certeira de Omid Hadiazhar, abriram 8 a 3 logo nos primeiros minutos. Mas não demorou para o Brasil acertar a marcação e, com Marquinhos quente no ataque, virou o placar para rapidamente para fechar o primeiro quarto em vantagem: 13 a 10.

Os brasileiros voltaram com tudo para o segundo período. Abusando da velocidade, Erik anotou seis pontos seguidos e os donos da casa abriram 19 a 10. A defesa do Brasil continuou funcionando bem e, abusando dos contra-ataques, o time deslanchou e abriu 20 de frente, indo para o intervalo vencendo por 39 a 19.

O Brasil não diminuiu a pegada no terceiro período. A marcação forte combinada com a pontaria certeira de Marquinhos, Erik e Leandro na frente, os brasileiros dominaram completamente o Irã e aumentaram ainda mais a vantagem, entrando no último quarto vencendo por 58 a 32. Nos 10 minutos finais, os brasileiros apenas controlaram o relógio para fechar a vitória tranquila por 73 a 50.

Descrição da imagem: cercado por dois iranianos, brasileiro tenta realizar arremesso (Foto: Rio 2016/Brandão)