Marquinhos, Leandro e Erik entraram inspirado para o duelo contra o Irã neste domingo, pela quarta rodada do torneio masculino de basquete em cadeira de rodas na Paralimpíada Rio 2016. Com a pontaria calibrada, o trio combinou para 61 pontos e comandou vitória tranquila sobre os iranianos por 73 a 50. Embalado pela ótima partida, o Brasil define a classificação para as quartas de final na última rodada, nesta segunda-feira, quando enfrenta a Alemanha, às 21h45 (de Brasília).
O cestinha da partida foi o certeiro Marquinhos, que anotou 25 pontos. O pivô Leandro foi dominante no garrafão e terminou o jogo com 20. Erik usou sua velocidade para castigar a defesa iraniana e, convertendo sete dos nove arremessos que tentou no jogo, contribuiu com outros 16 pontos. No lado do Irã, destaque para Omid Hadiazhar, que marcou 19.

Foi a segunda vitória do Brasil em quatro jogos. Com o resultado, o time alcançou seis pontos e assumiu a terceira colocação do Grupo B. Irã e Alemanha aparecem logo na sequência, com cinco cada. Uma vitória contra os europeus nesta segunda garante a presença dos brasileiros entre os quatro classificados da chave para as quartas de final. Grã-Bretanha e Estados Unidos, que lideram, já estão no mata-mata. A Argélia, que ainda não venceu, está eliminada.
O jogo
Em grande campanha no Rio, os iranianos começaram melhor. Com a mão certeira de Omid Hadiazhar, abriram 8 a 3 logo nos primeiros minutos. Mas não demorou para o Brasil acertar a marcação e, com Marquinhos quente no ataque, virou o placar para rapidamente para fechar o primeiro quarto em vantagem: 13 a 10.
Os brasileiros voltaram com tudo para o segundo período. Abusando da velocidade, Erik anotou seis pontos seguidos e os donos da casa abriram 19 a 10. A defesa do Brasil continuou funcionando bem e, abusando dos contra-ataques, o time deslanchou e abriu 20 de frente, indo para o intervalo vencendo por 39 a 19.
O Brasil não diminuiu a pegada no terceiro período. A marcação forte combinada com a pontaria certeira de Marquinhos, Erik e Leandro na frente, os brasileiros dominaram completamente o Irã e aumentaram ainda mais a vantagem, entrando no último quarto vencendo por 58 a 32. Nos 10 minutos finais, os brasileiros apenas controlaram o relógio para fechar a vitória tranquila por 73 a 50.
