Parque Nacional de Ubajara está entre os 10 mais visitados do Brasil

O Wikiparques, um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre  parques nacionais e áreas protegidas, fez uma lista com os dez parques nacionais mais vistados do Brasil.  E mesmo com o teleférico parado a mais de um ano, o parque nacional de Ubajara apareceu na lista, confira:

Cristo Redentor. Parque Nacional da Tijuca. Foto: Maxime Guilbot/Flickr

Segundo dados mais recentes do ICMBio, órgão gestor das Unidades de Conservação Federais, o vencedor absoluto é o Parque Nacional da Tijuca (RJ). Só no ano passado, a unidade de conservação (UC) recebeu 2.945.355 visitantes e este ano a expectativa é de que o número seja ainda maior.

Um grande fluxo de turistas  visitou a cidade durante as Olimpíadas e subiu o Morro do Corcovado para marcar presença junto ao principal cartão-postal carioca. A estátua-símbolo está localizada dentro da área da unidade e é a grande responsável pelas suas consecutivas vitórias no ranking de visitação.

Cataratas do Iguaçu. Parque Nacional do Iguaçu. Foto: Duda Menegassi
Cataratas do Iguaçu. Parque Nacional do Iguaçu. Foto: Duda Menegassi

Em segundo lugar está o Parque Nacional do Iguaçu (PR), lar das Cataratas do Iguaçu e patrimônio natural mundial reconhecido pela UNESCO localizado no Paraná, divisa com a Argentina. O terceiro lugar foi para as famosas dunas e praias paradisíacas de Jeri que garantiram que a medalha de bronze no pódio da visitação ao Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Dão sequência ao ranking: o Parque Nacional de Brasília (DF), famoso por suas piscinas naturais; o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), de onde desponta o “Dedo de Deus”; o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), na região central do Brasil; o Parque Nacional do Itatiaia (RJ), na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais; o Parque Nacional Aparados da Serra (RS), que abriga o cânion do Itaimbezinho, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul; o Parque Nacional Ubajara (CE); e o Parque Nacional São Joaquim (SC).

Praia do Mangue Seco no Parque Nacional de Jericoacoa. Foto: Aldízio Filho
Praia do Mangue Seco no Parque Nacional de Jericoacoa. Foto: Aldízio Filho

Em 2015, os parques nacionais somaram mais de 7.1 milhões de visitantes. A expectativa é de que este número cresça a cada ano. E você? Já decidiu qual parque você quer visitar? Explore os verbetes do WikiParques e saiba mais sobre cada um!

Confira abaixo os números do top 10 de visitação entre os parques nacionais brasileiros:

s

Via WikiParques