Antes do SPAECE, alunos têm momento de descontração em escola de Ubajara

Os alunos estão tendo uma semana diferente para descontrair, mas sempre abordando conteúdos que irão está na prova (Foto: Carlos Camelo)

Antes da aplicação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), estudantes da escola Maria Madalena Holanda Soares tiveram um momento de descontração na tarde desta quarta-feira (21). A programação, organizada pela direção da escola, envolveu momentos de relaxamento, interação e muita música.

Da esquerda para a direita, Diretora Cintia Pereira e Coordenadora Viviane Silva

“A escola está desenvolvendo um grande evento para as crianças da comunidade Taboca,  saímos do ritmo antigo de somente caneta, caderno e quadro e trouxemos algo que atraia mais a atenção dos nossos alunos. Essas aulas diferentes irá gerar excelentes resultados”, afirma a coordenadora Viviane Silva.

“As turmas do 2º, 5º e 9º ano participam e fazem a prova do SPAECE. Todos os dias dessa semana que antecedem as atividades, a escola preparou uma agenda para descontrair e relaxar os alunos, tudo relacionado com temas que irão ser abordados na prova”, disse a diretora Cíntia Pereira.

Sobre o SPAECE

Do ano de sua criação, em 1992, até os dias atuais, o SPAECE fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade a todos os alunos da rede pública do Ceará. Para isso, a cada edição, são aplicados testes de desempenho e questionários contextuais que possibilitam extrair dados, visando traçar um panorama da qualidade da educação dos alunos.

De posse desses dados, os gestores das secretarias de educação podem tecer reflexões, elaborar e monitorar suas políticas, programas e projetos educacionais. No âmbito das unidades escolares, os dados podem ser adotados, pelos diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e responsáveis, para a revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político pedagógico da escola. Além disso, a organização desses dados constitui uma ferramenta importante para diagnosticar os resultados escolares e prestar contas à sociedade, em geral, de como se encontra a qualidade do ensino público cearense.