Fotógrafo de Ubajara é um dos vencedores do maior concurso de fotografia popular do país

Foto premiada no concurso (Foto: Carlos Camelo)

O fotógrafo de Ubajara e estudante de jornalismo, Carlos Camelo, 25, foi um dos vencedores do Brasilian Photo Show, o maior concurso de fotografia popular do país, na categoria retrato de pessoas, com a foto Pobreza do Sertão. Dentre os 400 premiados, somente dois cearenses foram selecionados, Carlos é um deles.

“Casa sem reboco, chão de terra, crianças dormindo com os colchões no chão, banheiro de palha ao relento, fogão de lata. O olhar fixo de uma criança e da mãe para a lente, reflete uma triste realidade”, essa foi a legenda que acompanhou a imagem vencedora. “É algo muito forte, pois mostra que apesar de estarmos no século XXI, muitas pessoas ainda passam por necessidades no nordeste brasileiro”, diz Carlos.

Fotógrafo Carlos Camelo (Foto: Reprodução)

As premiações irão ocorrer em Brasília nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro. Todas as fotos vencedoras serão publicadas no livro oficial do concurso.

O jovem fotógrafo agora espera que com o apoio de algumas empresas e pessoas consiga uma ajuda de custo para bancar a viagem até Brasília. “Gostaria muito de ir até lá participar deste evento, representar minha cidade e estado, mas que para isso aconteça vou precisar de ajuda”, declarou.

Sobre o concurso Brasilian Photo Show

O projeto surgiu no início de 2015 e mais de 5,2 mil fotógrafos de todo o país se inscreveram na premiação. A proposta original é realizar em Brasília um evento que fosse tão importante para a fotografia quanto o Oscar é para o cinema.

A primeira edição não teve divisão por categorias, e todas concorriam simultaneamente. Em 2018, as obras estão separadas em dezesseis categorias diferentes. Além da opinião de especialistas, a dimensão do evento também influenciou: pelo menos 9 mil profissionais de todo o país inscreveram trabalhos em 2017.

Nesta edição, foram 16 categorias das mais diversas, algumas dentre elas: melhor fotografia sensual, melhor foto jornalística, e melhor foto randômica, para obras que não estão em nenhuma das categorias anteriores, por exemplo. O julgamento das obras é feito por fotógrafos profissionais.

Você irá encontrar as fotografias do Carlos Camelo: http://www.instagram.com/carloscamelo_