Integração entre municípios da Ibiapaba e Jericoacoara pretende fortalecer o turismo da região serrana

Reunião de integração entre Serra da Ibiapaba e Jericoacoara (Foto: Carlos Camelo)

Os gestores dos municípios da Serra da Ibiapaba se reuniram no IFCE Campus Ubajara, neste sábado (11), com o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, secretário de turismo do estado do Ceará, Arialdo Pinho, e empresários para propor ideias que fortalecerão o turismo da região serrana.

A proposta principal é o trabalho conjunto dos dois únicos Parques Nacionais do Ceará, que ficam em Jericoacoara e Ubajara, apresentando ao turista da praia as belezas naturais da Serra da Ibiapaba, essas às vezes desconhecidas por milhares de pessoas. Também foi  posposto a criação um convênio entre as cidades serranas para investir em publicidade.

O Secretário de Turismo de Ubajara, Glauber Augusto, falou ao Ubajara Notícias sobre essa integração entre os municípios da serra e praia e os benefícios que irá trazer para o setor privado. “Os hoteis, restaurantes e lanchonetes irão se beneficiar desta parceria, e o poder municipal vai tentar favorecer na melhoria dessa infraestrutura”, afirma.

O empresário do grupo Casa de Variedades, João Filho, disse que se os turistas de Jericoacoara realmente fizeram essa migração para Ubajara, além de melhorar o comércio local, vai ser a oportunidade de abrir a boate Castelo Club aos finais de semana. “A casa de shows já trás muita gente de vários estados para Ubajara, e aumentando o número de visitantes no município, seria ideal ele ter um local noturno para se divertir, como a boate”, concluiu.

A ideia partiu da gestão de Ubajara através de uma reunião informal com a cidade litorânea (Foto: Carlos Camelo)

O vice-prefeito Adécio Muniz falou sobre o grande capital turístico que a Ibiapaba tem, mas não é explorado. “Com essa nova rota Mirantes da Ibiapaba e parceria com uma cidade litorânea mais visitada do estado, com certeza o Ubajara despontará no turismo”, disse. Além de desenvolver o fluxo turístico o secretário de turismo de Jericoacoara, Ricardo Gusso Wagner, destacou a importância de se praticar o turismo sustentável, pois os visitantes estão em busca de locais com ações ambientais que preservem o meio ambiente.  

De acordo com o Prefeito Rêne Vasconcelos, vender a nossa região como destino turístico para os visitantes de Jericoacoara, irá trazer muitos benefícios. “Jericoacoara hoje está muito adiantada no quesito turismo, e queremos pegar o deu certo lá e implantar em Ubajara, com isso emprego e renda será gerado para a população”, destacou.