Unidade Básica de Saúde Tio Zé Gomes é inaugurada em Ubajara

A obra foi iniciada em 2013, mas somente agora foi entregue para beneficiar a população (Foto: Carlos Camelo)

O prefeito municipal Renê Vasconcelos inaugurou na noite desta sexta-feira  (10), a unidade básica de Saúde (UBS) Tio Zé Gomes no bairro Monte Castelo, em Ubajara. Os secretários do município e o deputado federal  Leônidas Cristino estiveram na solenidade.

De acordo com a secretaria de saúde Miria Eugênia Holanda Aguiar, a unidade básica vai beneficiar os bairros Monte Castelo, Capeba e Vila Nova. “Mais de 1000 famílias poderão ser atendidas na UBS. O quadro de funcionários contará com médico, enfermeira, técnicas de enfermagem, agentes de saúde, agente de endemias, técnica de saúde bucal e um dentista”, disse.

Tio Zé Gomes

Francisco de Araújo Gomes

Filho de Vicente Gomes de Araújo e Idalina Alves de Paula, José de Araújo Gomes nasceu em 1895, no Sítio São Bento, povoado de Jacaré, atual município de Ubajara. Cursou os estudos primários com o professor Antônio Celso Jordão.

Em 1917 casou com Maria Carmina do Nascimento, onde nasceu o seu primeiro filho, Francisco Gomes. Casou-se pela segunda vez em 1923 com Raimunda Gomes de Araújo, com quem teve 11 filhos.

Exerceu função pública municipal durante 18 anos. Foi contador no fórum durante 8 anos e sub-delegado. Elegeu-se vereador em 1920 pelo PSD. Foi membro da Ordem Terceira de São Francisco e São Vicente de Paula e integrou a Congregação Mariana e Irmandade o Santíssimo Sacramento.

Doou o terreno onde fica localizado o INSS, IFCE e a Unidade Básica de Saúde. Faleceu em 1995 por causas naturais.